Eventos em tempos de Pandemia

Eventos em tempos de Pandemia

Os eventos corporativos são muito importantes para as empresas, seja para dinamização da marca ou melhorar o seu posicionamento no mercado, conhecer potenciais novos clientes ou parceiros de negócio, motivar os colaboradores ou aumentar a sua rede de contactos.

Perante toda a nova realidade que vivemos, os eventos corporativos conseguiram rapidamente adaptar-se possibilitando às empresas terem várias opções de escolha, podendo continuar a realizar as suas acções de comunicação.

 

Eventos Online

Esta opção teve um crescimento acentuado por força da pandemia e do confinamento, tornou-se agora uma opção que veio para ficar.

Uma das vantagens deste tipo de evento é a redução de custos dos vários intervenientes. Do lado dos organizadores, a redução dos custos com espaços próprios quando temos um grande nº de participantes. Temos também a redução com todo o check-in dos participantes, como sejam por exemplo as equipas de acolhimento e respectivos materiais.

Do lado dos participantes temos também a redução de custos com viagens e eventuais estadias caso o evento seja muito longe ou de vários dias, uma vez que assistem ao evento no computador a partir de casa ou do trabalho.

Neste formato de evento é possível também ter um número de participantes virtualmente infinito, apenas limitado às condições técnicas e plataformas digitais utilizadas para a transmissão do mesmo.

Claro que há também alguns outros pontos a ponderar, tais como custo das plataformas usadas, serviços periféricos, internet, capacidade de adaptação às novas tecnologias disponíveis, custo aluguer do espaço físico para a transmissão do evento, custos com plataformas de registo e autenticação dos participantes entre outros.

 

Eventos Presenciais

Esta modalidade de eventos esteve muito condicionada face a todas as restrições no contexto da pandemia. No entanto, à excepção do confinamento total onde todos fomos obrigados a ficar em casa, esta nunca deixou de ser utilizada. Este facto deve-se sobretudo a algumas vantagens desta opção, nomeadamente o forte impacto positivo que este tipo de eventos tem no público-alvo, à tipologia de certos produtos que favorecem o contacto directo com o mesmo, a possibilidade de maior de iteração entre os intervenientes, entre outras.

Nesta opção não devemos descurar, o espaço físico do evento, a estruturas de apoio, check-in, coffee-break, produtos de marketing expostos.

Aqui temos também uma maior possibilidade de criatividade na concepção e planeamento do evento, para conseguir uma produção e realização impactantes.

No contexto da pandemia dever-se-á ter atenção às restrições que possam estar vigentes, tal com, distanciamento social dos participantes, uso de máscaras, circuitos de circulação do evento, zonas restritas de participantes e planos de continência do evento, entre outras.

 

Eventos Híbridos

Nos eventos híbridos temos a possibilidade de conjugar os dois tipos de eventos descritos acima, podendo ter participantes fisicamente no espaço do evento e outros em modo virtual. Este formato requer uma interligação entre os dois bastante cuidada, para que todos os participantes tenham a melhor experiência possível. Tendo cada uma das modalidades características semelhantes, são bastante específicas, o que se deve ter em conta na altura de escolher o tipo de evento a adoptar.

 

Qualquer que seja a modalidade escolhida, é fundamental uma preparação e organização cuidada atenta a todos os pormenores, de modo a obter um evento de excelência!